Contar a história do outro

By 14 de março de 2019 abril 26th, 2019 Blog, Profissão

Contar a história do outro

Hay personas que transforman el sol

en una simple mancha amarilla,

Pero hay también quienes hacen

de una simple mancha amarilla

el proprio sol.

(Pablo Picasso)

Há muito já se sabe que, no mundo dos livros, a arte não está na história, e sim no texto. Uma vida muito rica pode resultar em um livro medíocre, assim como um fiozinho de história pode gerar um livro inesquecível.

Por esse motivo o curso on line Ghostwrting & Biografias foi concebido para capacitar escritores a trabalhar com o gênero biografia e, ao mesmo tempo, fornecer ferramentas para que eles possam atuar como ghost writers (na tradução literal “escritor fantasma”), ou seja, ajudar a tornar realidade o sonho das pessoas de fazerem seus próprios livros.

Com o crescimento do mercado editorial e do interesse do leitor comum em conhecer mais de perto pessoas que ele admira, cada vez mais as editoras estão convidando personalidades das mais diversas áreas para eternizarem suas experiências em livro suas experiências. Confiantes na boa receptividade pelo mercado, as editoras as convidam já oferecendo um profissional capaz de transformar todo seu conteúdo em boa literatura.

Para atuar nesse mercado bastante disputado, é importante que o ghost writer tenha um bom domínio da língua, de redação e edição. É fundamental que ele saiba pesquisar e conduzir as entrevistas de forma correta e eficiente para tirar o melhor conteúdo do autor. E, na hora de escrever, se preocupe em adequar a linguagem ao estilo do contratante, reproduzindo o seu timbre e respiração. Isso se chama empatia.

É um mercado em expansão capaz de proporcionar uma boa renda mensal. Grandes escritores brasileiros como Fernando Sabino e Autran Dourado sobreviveram com esse trabalho, e outros tantos estão fazendo isso sem alarde.

O curso tem como objetivo: mostrar as diferenças entre biografia, autobiografia, necrológio, confissões, memórias, diários e cartas. E sobretudo inclui ensinamentos de como atuar como ghost writer em diversos formatos de livros de não ficção, tal como métodos de ensino, autoajuda e autoajuda corporativa, voltados para melhorar a vida pessoal ou profissional das pessoas.

Mas o principal é que a oficina ensinará passo a passo como fazer livros sob encomenda, com exercícios de leitura e escrita em cada encontro.


Nanete Neves é jornalista, escritora e editora e já fez mais de 20 livros atuando como ghost writer contratada por editoras ou diretamente pelos autores.

Posts recentes

17 de setembro de 2021 in Blog

Nossos professores são indicados para o HQMIX

Cassius Medauar, Érico Assis, Guilherme Kroll, Gustavo Borges e Eric Peleias têm seus trabalhos reconhecidos no 33º HQMIX A 33ª edição do prêmio HQMIX divulgou nesta semana as listas de…
Read More
14 de setembro de 2021 in Blog

“Não suma”, é o que pedem as editoras

Cassius Medauar falou de fantasmas no LabPub no Ar Aqui e ali, juntamos informações e descobrimos: há quem se comprometa com trabalhos para editoras e depois, simplesmente desaparece. Ocorre com…
Read More
8 de setembro de 2021 in Blog

Podcast Batendo Prova tem novo episódio

Por que raios mercado editorial? Sim, tem novo episódio do podcast criado e mantido por alunas e alunos dos cursos da LabPub, com orientação do professor Fábio Uehara. Neste programa,…
Read More

Nossos cursos

13 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Social Media & Growth Hacking: ferramentas e processos para aumentar as vendas através das redes sociais

Com as novas tendências editoriais de se comunicar diretamente com o público leitor — e de vender diretamente para ele —, estratégias bem fundamentadas de marketing digital nunca foram tão…
Read More
13 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução de Livros – Francês-Português

A tradução é um ofício que requer prática, curiosidade e gosto pelo estudo das línguas. O Curso Prático de Tradução de Livros – Francês-Português é um ambiente para quem quer…
Read More
12 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Revisão e preparação de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More