Contar a história do outro

By 14 de março de 2019 abril 26th, 2019 Blog, Profissão

Contar a história do outro

Hay personas que transforman el sol

en una simple mancha amarilla,

Pero hay también quienes hacen

de una simple mancha amarilla

el proprio sol.

(Pablo Picasso)

Há muito já se sabe que, no mundo dos livros, a arte não está na história, e sim no texto. Uma vida muito rica pode resultar em um livro medíocre, assim como um fiozinho de história pode gerar um livro inesquecível.

Por esse motivo o curso on line Ghostwrting & Biografias foi concebido para capacitar escritores a trabalhar com o gênero biografia e, ao mesmo tempo, fornecer ferramentas para que eles possam atuar como ghost writers (na tradução literal “escritor fantasma”), ou seja, ajudar a tornar realidade o sonho das pessoas de fazerem seus próprios livros.

Com o crescimento do mercado editorial e do interesse do leitor comum em conhecer mais de perto pessoas que ele admira, cada vez mais as editoras estão convidando personalidades das mais diversas áreas para eternizarem suas experiências em livro suas experiências. Confiantes na boa receptividade pelo mercado, as editoras as convidam já oferecendo um profissional capaz de transformar todo seu conteúdo em boa literatura.

Para atuar nesse mercado bastante disputado, é importante que o ghost writer tenha um bom domínio da língua, de redação e edição. É fundamental que ele saiba pesquisar e conduzir as entrevistas de forma correta e eficiente para tirar o melhor conteúdo do autor. E, na hora de escrever, se preocupe em adequar a linguagem ao estilo do contratante, reproduzindo o seu timbre e respiração. Isso se chama empatia.

É um mercado em expansão capaz de proporcionar uma boa renda mensal. Grandes escritores brasileiros como Fernando Sabino e Autran Dourado sobreviveram com esse trabalho, e outros tantos estão fazendo isso sem alarde.

O curso tem como objetivo: mostrar as diferenças entre biografia, autobiografia, necrológio, confissões, memórias, diários e cartas. E sobretudo inclui ensinamentos de como atuar como ghost writer em diversos formatos de livros de não ficção, tal como métodos de ensino, autoajuda e autoajuda corporativa, voltados para melhorar a vida pessoal ou profissional das pessoas.

Mas o principal é que a oficina ensinará passo a passo como fazer livros sob encomenda, com exercícios de leitura e escrita em cada encontro.


Nanete Neves é jornalista, escritora e editora e já fez mais de 20 livros atuando como ghost writer contratada por editoras ou diretamente pelos autores.

Posts recentes

8 de julho de 2020 in Blog

Cabral, Coralina, Drummond e você

Cabral, Coralina, Drummond e você Entre agosto e setembro, a LabPub oferece a OFICINA DE POESIA, para quem deseja destravar a escrita, ampliar os caminhos na produção de poemas e…
Read More
8 de julho de 2020 in Blog

MBA E PÓS para aprimoramento e encontros

MBA E PÓS para aprimoramento e encontros Tome essa palavra por seus múltiplos sentidos nesse caso: são encontros com professores e professoras, com alunas e alunos de todo o país,…
Read More
8 de julho de 2020 in Blog

Ubu firma parceria com a LabPub

Ubu firma parceria com a LabPub A editora de clássicos da literatura e do pensamento contemporâneo oferece descontos para alunos dos cursos LabPub. Comunicação para a Ubu significa aproximação. Nessa…
Read More

Nossos cursos

6 de julho de 2020 in Cursos

Produção Gráfica para Livros – T2

Mesmo com as novas possibilidades de formatos digitais para diversificar a publicação de conteúdo editorial, a publicação de livros impressos continua tão forte como nunca. Quer seja para entretenimento, estudos…
Read More
23 de junho de 2020 in Cursos

OFICINA DE POESIA: conceitos fundamentais e caminhos para sua escrita

A cada década que passa surge, aqui e ali, alguém para dizer que não há mais poesia possível nesse mundo, que poeta é coisa de antigamente, que poesia não vende……
Read More
15 de junho de 2020 in Cursos

Curso Formação de Tradutor de Livros | Turma 5

O curso foi criado com o propósito de auxiliar os profissionais editoriais a se tornarem hábeis na tarefa de traduzir livros de ficção e não ficção – principalmente os mais…
Read More