Conheça o trabalho e as ideias de Erick Lopes

By 15 de abril de 2020 Blog

Conheça o trabalho e as ideias de Erick Lopes

Aluno do MBA BOOK PUBLISHING, Erick bolou uma agência que aproximaria produtores de conteúdo dos publishers de educação. No fim, ainda revela uma lista de referências.

LabPub – Qual o título do seu TCC? Faça um resumo do estudo por favor. E nos conte o que achou mais desafiador nesse trabalho.

Erick Lopes de Almeida – Meu TCC foi uma modelagem experimental de uma agência de conteúdos para o mercado editorial educacional. A partir de minhas experiências na criação gráfica, no jornalismo e na produção editorial didática, montei uma proposta de atuação enquanto ponte entre conteudistas e  editoras/produtoras, a fim de incentivar a produção cultural nacional. A parte mais desafiadora foi o Plano Financeiro, com toda certeza. Foi um trabalho um pouco além do que estou acostumado no dia a dia, mas que acabei me envolvendo e curtindo muito, já que ele me ajudava a visualizar com mais segurança os caminhos possíveis para minhas ideias.

LabPub – Como avalia sua vivência nesse curso? Que áreas acha que teve melhor aproveitamento?

Erick Lopes de Almeida – Achei o curso todo muito enriquecedor. Nunca tinha encarado um curso de maior duração e complexidade à distância e foram necessárias algumas “maratonadas” de aulas atrasadas para conseguir dar conta de todo o conteúdo. Conheci melhor o mercado e os processos, inclusive de áreas correlatas, que acabo não tendo tanto contato diariamente e que me abriram a mente. A própria aproximação com profissionais experientes e essa troca de experiências com pessoas do país todo já enriquecem muito. Quando penso no meu aproveitamento, fico feliz em dizer que foi macro, tendo o curso auxiliado tanto na ampliação de meu repertório quanto no desenvolvimento de habilidades específicas para o meu amadurecimento profissional.

LabPub – Como é sua atuação profissional no momento? O que projeta para sua trajetória no meio editorial?

Erick Lopes de Almeida – No momento atuo na edição de materiais didáticos, especificamente nas frentes de pesquisa e aquisição de conteúdos. Também estou temporariamente professor no curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e fazer um bom trabalho em ambas as frentes tem sido meu plano atual. Há um PNLD desafiador pela frente, pelo ineditismo de sua proposta, pelo prazo para sua produção, pelas tensões políticas e de gestão. E também um enorme desafio lançado para a Educação nesses tempos de distanciamento social… Sinceramente, prefiro não projetar mais nada por enquanto rs.

LabPub – Hora da lista: três livros publicados que você admira muito, pela edição de uma forma geral e com os quais gostaria de ter trabalhado (de acordo com sua especialidade).

Erick Lopes de Almeida – Coincidentemente, há pouco tempo conheci um livro infantojuvenil que minha primeira reação foi justamente querer tê-lo feito eu mesmo. Chama “Explica Tudo”, de Randall Munroe e tradução de Érico Assis, da Companhia das Letras, 2017. Um livro de formato simples, impresso em duas cores, mas com um trabalho impressionante de infografia e edição de texto, uma vez que seu objetivo é justamente o de explicar as coisas apenas com palavras conhecidas e fáceis. O que foi feito também na tradução. Incrível. Também admiro muito livros que apresentam inovações gráficas, principalmente quando elas conseguem se alinhar tão bem ao projeto editoral e à construção da narrativa. Vou dar uma roubadinha e elencar dois títulos nessa categoria: “S”, de J.J. Abrams e Doug Dorst, lançado no Brasil pela Intrínseca, em 2015. E “Inquérito Policial Família Tobias”, de Ricardo Lísias, Editora Lote 42, 2016. E já que já trapaceei no item número 2, vou usar o terceiro para citar as edições da TAG Curadoria, em seu conjunto curadoria e cuidado gráfico, principalmente. Mas também pela revista complementar que acompanha as edições. Esse é certamente um tipo de trabalho que me inspira bastante.

Posts recentes

3 de junho de 2020 in Blog

Entre dias de folia e de revolução

Entre dias de folia e de revolução Eduardo Lacerda, fundador da Editora Patuá, é poeta além de editor. Mas passou a se dedicar muito mais à poesia dos outros do…
Read More
3 de junho de 2020 in Blog

Garantia de entrada no mercado?

Garantia de entrada no mercado? Os cursos à disposição são os mesmos, mas você define suas prioridades, tanto no MBA BOOK PUBLISHING quanto na PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO EDITORIAL.                                                                                   por…
Read More
3 de junho de 2020 in Blog

Editor de Aquisição & Revisão de Textos

Editor de Aquisição & Revisão de Textos Mês especial para o aprimoramento de profissionais na LabPub, com esses dois cursos de especialidades fundamentais para as editoras. REVISÃO E PREPARAÇÃO DE…
Read More

Nossos cursos

3 de junho de 2020 in Cursos

Design Thinking para o Mercado Editorial

Design Thinking é uma técnica que permite identificar necessidades, e criar soluções utilizando as ferramentas e os modos de pensar dos designers. Se fundamenta na capacidade humana natural (e treinável)…
Read More
15 de maio de 2020 in Cursos

Formação de Editor de HQ: o trabalho de publicação e venda de histórias em quadrinhos

O mercado de Histórias em Quadrinhos é um nicho com características únicas e para ser um editor de sucesso o profissional precisa desenvolver habilidades específicas. Os profissionais de uma editora…
Read More
7 de maio de 2020 in Cursos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor – Turma 3

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More