Como aproveitar o máximo de um curso EAD

By 4 de março de 2020 Blog

Como aproveitar o máximo de um curso EAD

Um curso à distância parece mais fácil, mas tem suas manhas. Disciplina e organização fazem com que você aproveite o curso ao máximo. Eis aqui um guia do estudante EAD.

Um curso à distância parece mais fácil, por causa da flexibilidade, adaptação à nossa rotina. Mas é verdade que requer muita disciplina e organização, para que o aluno aproveite o curso em toda a sua potencialidade.

Poder estudar na hora que queremos, no local onde estamos, sem nem se preocupar com a roupa que vestimos parece um sonho. E é a realidade do curso EAD. Porém, justamente por não ter uma cobrança mais presente, física mesmo, e a necessidade de se deslocar, o curso a distância acaba exigindo um esforço muito maior do aluno. Mais ainda se o curso for de maior duração, como MBA e Pós.

Ao longo desses dois anos da LabPub, tento sempre orientar os alunos, destacando três pontos importantes: disciplina, organização do tempo e escolhas sensatas.

O aluno de um curso EAD precisa ter a disciplina como se tivesse que sair de casa, ou do trabalho, e ir para uma faculdade. Ou seja, é necessário separar um horário para que ninguém te interrompa. Você marcaria várias reuniões e compromissos no horário que está fazendo um curso presencial? Pense o EAD da mesma forma – você pode estar presente em um lugar, mas sua cabeça, literalmente, estará a distância!

Organizar o tempo para assistir às aulas, fazer exercícios e leituras, tudo isso é muito importante no EAD. Não tem ninguém olhando, não tem lista de chamada e facilmente caímos no erro do “depois eu assisto”, “depois eu faço”. Esse “depois”, muito provavelmente, não existirá. No caso dos cursos ao vivo da LabPub, oriento sempre os alunos a assistirem ao máximo que puderem na hora mesmo da transmissão. Porque tem a interação, tem uma turma para “conversar”, você já resolve tudo, já sabe os exercícios, tira as dúvidas de uma vez, encerra o assunto. Respira!

No caso do EAD gravado, dou a dica de sempre assistir logo na semana em que a aula é liberada ou que foi transmitida ao vivo. Deixar para a próxima semana é acumular o dobro de aulas! Dentro ainda dessa organização, é necessário pensar o tempo de dedicação além das aulas. Você pode estar fazendo um curso com 24 horas-aula de vídeos, mas então deve contar mais tempo, quando há exercícios e leituras – importantes e que exigem atenção para um bom aproveitamento.

Por último, é necessário adequar suas escolhas à sua realidade. No caso de MBA e Pós, o aluno precisa ter disponível entre 4 e 8 horas semanais, à noite, para acompanhar as aulas ao vivo. É comum os alunos escolherem todas as matérias possíveis no início no curso, mas a maioria trabalha, tem a vida doméstica e muitos não conseguem disponibilizar esse tempo. Desanimam, não terminam as aulas e vem a frustração do tempo e dinheiro perdidos. Por isso, faça escolhas sensatas! Melhor fazer uma matéria por mês, finalizar e aproveitar tudo, do que tentar fazer mais e não conseguir. Ou, se é uma prioridade terminar com rapidez, adeque sua vida para isso.

Eu sei que tudo pode parecer óbvio, mas na empolgação por fazer um curso tão sonhado ou necessário muitas vezes esquecemos de olhar para essas questões e podemos acabar nos frustrando.

A boa notícia é que tudo isso depende unicamente de você, com sacrifícios. Mas, com disciplina, organização e sensatez é totalmente possível fazer um curso EAD diretamente do seu escritório, ou até da sua cama, acompanhado de um ótimo café ou taça de vinho!

Posts recentes

8 de julho de 2020 in Blog

Cabral, Coralina, Drummond e você

Cabral, Coralina, Drummond e você Entre agosto e setembro, a LabPub oferece a OFICINA DE POESIA, para quem deseja destravar a escrita, ampliar os caminhos na produção de poemas e…
Read More
8 de julho de 2020 in Blog

MBA E PÓS para aprimoramento e encontros

MBA E PÓS para aprimoramento e encontros Tome essa palavra por seus múltiplos sentidos nesse caso: são encontros com professores e professoras, com alunas e alunos de todo o país,…
Read More
8 de julho de 2020 in Blog

Ubu firma parceria com a LabPub

Ubu firma parceria com a LabPub A editora de clássicos da literatura e do pensamento contemporâneo oferece descontos para alunos dos cursos LabPub. Comunicação para a Ubu significa aproximação. Nessa…
Read More

Nossos cursos

6 de julho de 2020 in Cursos

Produção Gráfica para Livros – T2

Mesmo com as novas possibilidades de formatos digitais para diversificar a publicação de conteúdo editorial, a publicação de livros impressos continua tão forte como nunca. Quer seja para entretenimento, estudos…
Read More
23 de junho de 2020 in Cursos

OFICINA DE POESIA: conceitos fundamentais e caminhos para sua escrita

A cada década que passa surge, aqui e ali, alguém para dizer que não há mais poesia possível nesse mundo, que poeta é coisa de antigamente, que poesia não vende……
Read More
15 de junho de 2020 in Cursos

Curso Formação de Tradutor de Livros | Turma 5

O curso foi criado com o propósito de auxiliar os profissionais editoriais a se tornarem hábeis na tarefa de traduzir livros de ficção e não ficção – principalmente os mais…
Read More