Business Plan para Editoras: Estratégias para iniciar e manter um negócio de sucesso

By 15 de março de 2019 abril 29th, 2019 Cursos
 

BUSINESS PLAN PARA EDITORAS: ESTRATÉGIAS
PARA INICIAR E MANTER UM NEGÓCIO DE SUCESSO

O curso Business Plan para Editoras: estratégias para iniciar e manter
um negócio de sucesso tem como objetivo tornar o participante apto
a desenvolver um Plano de Negócios voltado ao mercado de livros.

Horas/Aula
20 Horas
Início
12.11.2018
Dias
Segundas e quartas das 19h às 21h10
Modalidade
EaD ao Vivo

Descrição

Como ensinou o professor C.K. Prahalad, vivemos uma nova era da inovação em que, cada vez menos, as grandes inovações serão em produtos. Ela ocorrerá em Modelos de Negócios. Descobrir novas formas de atuar em mercados saturados será o diferencial das empresas prósperas.

Para auxiliar os editores empreendedores, atuais ou futuros, a criar um Modelo de Negócio vitorioso, desenvolvemos o curso Business Plan para Editoras: estratégias para iniciar e manter uma editora.

O curso está dividido em duas partes, uma teórica e outra prática. Na parte teórica, mostraremos como desenvolver os componentes mais importantes de um Plano de Negócios: o planejamento estratégico, o planejamento financeiro e o planejamento de marketing.

Na parte prática, seis empreendedores apresentarão os bastidores da criação e do crescimento de suas editoras. Contarão também como procuram se destacar no competitivo mercado editorial.

Na aula de Planejamento Estratégico, mostraremos como desenhar a estratégia de seu negócio. A estratégia de uma empresa explica para onde ela está indo e como pretende chegar lá, o que implica descobrir onde atuar (quais produtos vender a quais clientes) e como atuar (como se posicionar em comparação aos concorrentes). Uma das técnicas apresentadas será o modelo de cinco forças de Michael Porter. Segundo essa abordagem, uma empresa deve definir sua estratégia primeiro conhecendo a estrutura de seu setor e, depois, escolhendo a posição, dentro desse setor, que terá mais chances de defender para conquistar uma vantagem competitiva em longo prazo.

Em Planejamento Financeiro, apresentaremos como elaborar um orçamento de capital de forma simples: através da estimativa de todos os fluxos de caixa futuros (entradas e saídas) de uma editora e descontando todos esses fluxos de caixa no presente para saber até que ponto o projeto é lucrativo. Calcularemos a quantidade de capital necessária para abrir ou expandir o negócio, qual o prazo de retorno e quanto vale a editora, pela técnica do valor presente líquido.

Em Planejamento de Marketing, apresentaremos um modelo que atende aos quatro critérios para um bom plano de marketing: simples – que seja fácil de entender e executar; específico – com objetivos concretos e mensuráveis; realista – com meta de vendas e despesas factíveis; e completo – inclui todos os elementos necessários para sua efetivação. Um plano de marketing é um documento escrito que resume o que o empreendedor sabe sobre o mercado e que indica como a empresa planeja alcançar seus objetivos. Contém diretrizes táticas para os programas de marketing e para a alocação de recursos ao longo do período do planejamento. Sempre tendo o cliente com ponto de partida.

Para apresentar casos reais, convidamos empreendedores com trajetórias bem distintas, como: João Varella, da Lote 42; Tiago Ferro, da e-Galáxia; Guilherme Kroll, da Balão Editorial, Pedro Almeida, da Faro Editorial, entre outros.

Além de contar como criaram suas editoras, os casos de sucesso e os percalços encontrados, cada um abordará um tema específico em que são especializados.

Esses editores, com histórias bem distintas, ajudarão os alunos a se inspirar na busca pelo seu próprio caminho.

Mesclando teoria com prática, os participantes aprenderão, com o auxílio de oito profissionais, como desenvolver um Business Plan que de fato ajude a tirar boas ideias do papel. E isso de uma forma simples e objetiva.

Objetivo

O curso Business Plan para Editoras: estratégias para iniciar e manter um negócio de sucesso tem como objetivo tornar o participante apto a desenvolver um Plano de Negócios voltado ao mercado de livros.

Conteúdo

PARTE I – CONCEITOS

Módulo 1 – Planejamento estratégico

  • O que é estratégia
  • O que é competição
  • Criação de valor
  • Trade-offs
  • Ajuste estratégico
  • Continuidade
  • 9 passos para criar e administrar uma editora
  • Caso real

Módulo 2 – Planejamento financeiro

  • Modelo de formação de preço
  • Margem de contribuição
  • Ponto de equilíbrio
  • Custo do dinheiro no tempo
  • Método de avaliação do negócio
  • 11 dicas fundamentais para administração financeira de editoras
  • Caso Real

Módulo 3 – Planejamento de marketing

  • Análise de oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos
  • Concorrência
  • Produtos: que produtos lançar? Quais as suas características?
  • Distribuição: onde seus produtos serão vendidos? Quais as características de cada canal? Quais os descontos praticados? Qual o prazo de recebimento?
  • Pesquisa de mercado
  • Objetivos e metas
  • Posicionamento
  • Estratégias de preço
  • Estratégias de comunicação
  • Plano de ação

PARTE II – CASOS REAIS

  • Como atuar fora do tradicional mercado de livrarias
  • Como editar e vender livros digitais
  • Como usar o financiamento coletivo em projetos inovadores
  • Como atuar no mercado infantil
  • Como atuar no mercado de quadrinhos, feiras e obras clássicas

Professores

  • Adriana Schneider
  • André Castro
  • Guilherme Kroll
  • João Varella
  • Pedro Almeida
  • Tiago Ferro

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA