8 de março, Dia Internacional da Mulher: BRUXAS, FADAS E DEUSAS NA LABPUB E NA LAB+

By 3 de março de 2021 Blog

BRUXAS, FADAS E DEUSAS NA LABPUB E NA LAB+

Cassia Carrenho, Dani Costa Russo, Priscila Dolariano, Carla Bitelli, Mariana Rolier, Cláudia Fusco, Heloísa Buarque de Hollanda, Daniela Senador, Nanete Neves, Dulci Lima, Taty Leite, Esther Carrenho, Lindsay Viola, Maria do Céu Battaglia, Larissa Pelúcio, Anita Bacellar, Camila Cabete, Luciana Borges, Ana Lúcia Palma, Cinthya Müller, Berenice Bento, Síntia Mattar, Danielle Magalhães, Vera Lúcia Alves, Fhoutine Marie, Ângela Figueiredo, Maria Luiza Rocha, Cecilia Arbolave…

Para dar conta da importância desses nomes, e muitos outros, de muitas outras mulheres, na história e o dia a dia dessa escola, entre professoras, colaboradoras, alunas, conjuramos aqui a representatividade real e ativa, muito ativa, da trajetória e das palavras de Heloísa Buarque de Hollanda, na aula de abertura do curso UMA HISTÓRIA DO FEMINISMO:

Feminismo deve ser perigoso. Porque é uma palavra muito temerária. Eu sou de 1960, quando explodiu o feminismo. Eu era do movimento estudantil, do CPC (Centro Popular de Cultura), dava abrigo para guerrilheiro, mas feminismo eu achava que não era a minha, porque me sentia bem, não sofria preconceito – olha a loucura […] Sou uma feminista de terceira onda, de 1980. As feministas eram as ativistas. Mas o povo da cultura, profissionais liberais, a mulher não-ativista não se supunha feminista. E é uma palavra temerária há muito tempo. Quando apareceu o primeiro movimento, que foi o sufragista, houve o primeiro backlash, termo que se usa em inglês mesmo, para mostrar a reação que algo causa. Você dá um passo à frente e vem uma reação forte. O movimento feminista é todo assim, de backlashes. Não é uma luta só para frente, é em ondas: ela vai, tem o tal do backlash, recolhe e volta. E essa metáfora da onda é muito feliz para falar de feminismo […]
Eu tinha duas perguntas que nunca consegui calar. Por que as mulheres do feminismo são tão ameaçadoras em todo e qualquer sistema político econômico? Na Idade Média era terrível, queimaram as mulheres, e hoje continua um backlash terrível, em que você vê toda uma moral se levantando, vozes que estavam quietas, moralistas, fundamentalistas, contra o feminismo. Por que tanta ameaça em torno de um movimento que só quer direitos iguais, simples assim? […]
A outra pergunta é: por que as demandas das mulheres continuam as mesmas? Já tinha o estupro, o aborto, na Idade Média. É a mesma que está hoje rejeitada pelo Congresso. A violência domestica é uma pauta secular para as mulheres, e só faz aumentar o feminicídio. Então, por que as feministas pedem e não conseguem?

Dessas questões nasceu o curso UMA HISTÓRIA DO FEMINISMO, que é um dos que estão à disposição para os assinantes da LAB+, ele próprio uma celebração ao dia internacional das mulheres, ao lado de outros como FEMINISMO NEGRO: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO, ANGELA DAVIS: FEMINISTA, MARXISTA, ANTIRRACISTA E ABOLICIONISTA PENAL e BRUXAS, FADAS E DEUSAS: A HISTÓRIA DO FEMININO NA LITERATURA FANTÁSTICA, que emprestou seu título a esse post-homenagem.

Posts recentes

18 de maio de 2022 in Blog

Design de capa de livro e autógrafo de Patti Smith com Fabio Uehara

Quando o designer da capa do livro ganha a autora como fã Último ano antes da pandemia, fim de 2019. Patti Smith veio ao Brasil para se apresentar, ícone da…
Read More
17 de maio de 2022 in Blog

Professores de tradução da LabPub conversam em podcast

Érico Assis entrevista Cassius Medauar em episódio do podcast Notas dos Tradutores Cassius Medauar é o entrevistado especial no episódio 4 da terceira temporada do podcast Notas dos Tradutores, com…
Read More
11 de maio de 2022 in Blog

É na aquisição que tudo começa numa editora de livros

Podcast Batendo Prova traz as experiências de dois editores de aquisição de livros Intrínseca, Sextante e a então pequena editora inglesa que lançou Harry Potter estão entre os casos em…
Read More

Nossos cursos

6 de abril de 2021 in Cursos, Todos

SEO para Editoras: estratégias para ganhar relevância no Google e se destacar da concorrência

Estar no topo do ranking dos resultados de busca do Google é o desejo de praticamente todas as empresas. Uma posição relevante garante à organização maior competitividade, visibilidade, e até…
Read More
5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução de Livros – Espanhol-Português

Para aprender a traduzir, a pessoa precisa traduzir. Para traduzir melhor, a pessoa precisa traduzir mais, enquanto analisa os seus e outros processos de tradução. O curso Prático de Tradução…
Read More
5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução de Livros – Inglês-Português – Turma 6

Para aprender a traduzir, a pessoa precisa traduzir. Para traduzir melhor, a pessoa precisa traduzir mais. O Curso Prático de Tradução de Livros - Inglês-Português é um ambiente para quem…
Read More