Atrás das ondas, um encontro com Ferlinghetti

By 24 de fevereiro de 2021 Blog

Atrás das ondas, um encontro com Ferlinghetti

O poeta Lawrence Ferlinghetti morreu, segunda-feira passada, 22 de fevereiro. Tinha 101 anos. Fez parte da geração Beat nos Estados Unidos, de Jack Kerouac e Allen Ginsberg, entre outros.

De acordo com a nota publicada pelo Jornal Rascunho, especializado em literatura, o trabalho de Ferlinghetti é ainda pouco traduzido no Brasil: “Há disponíveis pela L&PM versões de Um parque de diversões da cabeça, em tradução de Eduardo Bueno e Leonardo Fróes, e Amor nos tempos de fúria, vertido para o português por Rodrigo Breunig. Além disso, André Caramuru Aubert publicou traduções no próprio Rascunho.

Mas tem um jornalista brasileiro que admira há muito tempo este beat mais bem-comportado, que fundou a livraria e editora City Lights (e nela por exemplo publicou O uivo, de Ginsberg). Caio Salles, piloto de coisas sem motor desde as pedras de Atibaia, interior de São Paulo, acumulava também boas horas de voo nos poemas do americano distante, quando teve a chance de ver o cara ao vivo e em cores, na sua São Francisco.

Foi em novembro de 2012. Salles fazia como repórter a cobertura do Campeonato Mundial de Surf. Mas também viajou aos Estados Unidos com a missão de, além de registrar a etapa, produzir um documentário para o canal de televisão ESPN Brasil. A ideia foi contar a história desse espírito de contracultura da cidade, envolvendo skate e surf, esportes muito fortes na Califórnia. Para isso, contaram com um personagem, que saía da praia, onde rolava o campeonato, e visitava pontos-chave de São Francisco. Na foto, que é um instantâneo do vídeo produzido, o cara aparece de bicicleta na frente da lendária City Lights. Mas não foi ali o encontro com o poeta.

Ferlinghetti não iria conceder entrevista, mas Salles descobriu que ele estaria em uma galeria, fazendo uma apresentação para amigos e convidados. Mas que estaria tudo bem gravar um pouco a ação. Eis que encontrou o poeta&livreiro&editor, recitando poemas seus.

“Estava muito cheio o lugar, a gente meio constrangido de montar luz e câmera. Eu sempre fui um apaixonado pelo movimento Beat. Estar ali foi realmente emocionante: imaginar o que já tinha passado, quem já o tinha ouvido por ali, as conversas que teve. Inusitado! Estando ali pra cobrir um campeonato de surf e podendo trazer de volta um material como esse”, lembrou Caio Salles, que foi verdadeiramente ponte entre diferentes mundos, como podemos ser em nossos melhores momentos.

Posts recentes

12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More
21 de fevereiro de 2024 in Blog

ESTANTE: “Amanhã pode esperar”, de Ana Luiza Colman

A autora é roteirista profissional e vem dirigindo sua energia de criação também para a literatura O ebook "Amanhã pode esperar" foi lançado agora em fevereiro de 2024, marcando a…
Read More

Nossos cursos

1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português

O curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português pretende apresentar e debater com os alunos possibilidades e diferentes estratégias na tradução de poemas em língua inglesa. Há um antigo…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras – cronogramas, orçamentos, controles de qualidade e gestão de pessoas

Em um contexto de mudanças rápidas e intensas, novas habilidades profissionais são cada vez mais exigidas; e isso não é diferente no mercado editorial. O que fazemos com tudo aquilo…
Read More