As origens da LabPub

By 11 de fevereiro de 2020 Blog

As origens da LabPub

Nessa conversa, o sócio e diretor-acadêmico da escola revela um pouco de sua trajetória e dos princípios que motivaram a criação da LabPub, com os dois pés fincados no Brasil e no potencial do ensino a distância.

LabPub – Antes de tudo: em que lugar do mundo você está agora? O mundo ficou pequeno nos últimos anos, não é? Como faz para manter um pé no Brasil e outro no país onde vive?

André Castro – Eu sai do país em 2017 por conta do emprego da minha esposa. Moramos na Bélgica. Nunca tive a intenção de sair do Brasil. Aconteceu por acaso. Vou ao Brasil a cada 3 meses, queria ir com mais frequência mas como temos uma filha pequena fica difícil. Diria que tenho os dois pés no Brasil, pois como a LabPub tem a área de educação e de consultoria financeira para editoras, o trabalho é muito. Acompanho tudo o que acontece no Brasil, em particular no mercado editorial. Acaba que tenho pouco tempo para saber o que se passa na Begica, embora aqui não se passe muita coisa rs. Então, além da LabPub e da filha pequena, ainda tenho um filho adolescente e um cachorro bebê. O tempo é muito curto!

LabPub – Quando você começou a vislumbrar o ensino à distância como uma possibilidade para o meio editorial? Faça por favor uma análise desse tempo em que a LabPub está “no ar”, pra usar uma linguagem de televisão – você sente que as aulas estão chegando mais longe para mais gente? Ou ainda é praticamente o mesmo público, atrás de qualificação?

André Castro – Eu sou fã de ensino a distância desde que trabalhei na HSM em 2011. Lá conheci com mais profundidade o mercado de educação. O EAD abre portas inimagináveis para a aquisição de conhecimento. Hoje podemos fazer um curso com um professor de Harvard, MIT, Stanford etc, estando no Brasil. Isto é fantástico. E pagando muito menos, as vezes até de graça. O mercado editorial não é diferente. É muito difícil você conseguir fazer um curso presencial. As distâncias em uma grande cidade inviabilizam qualquer possibilidade. E se você morar fora dos grandes centros é impossível. Acho que no futuro breve todas as aulas serão a distância, exceção feita aos cursos de massa em que se torne viável abrir turmas presenciais, mas para a grande maioria das disciplinas as aulas serão a distância. Desde que pensamos em fazer a LabPub, sempre tivemos na cabeça que tinha quer ser uma escola 100% a distância. Não podia ser de outra forma.

LabPub – Conte um pouco de sua trajetória no meio do livro: qual e quando foi seu primeiro trabalho para uma empresa do mercado editorial? Nesse seu tempo de atuação, qual foi para você a mudança mais radical ocorrida nesse meio do livro?

André Castro – Comecei a trabalhar no mercado editorial em 1995, quando entrei na Ediouro para fazer a Folha de Pagamento. Sou contador de formação e Administração de Pessoal foi minha primeira área de atuação. Conheci a Ediouro, através das palavras cruzadas e dos livros de bolso, quando estava servindo o Exército. Enquanto estava de guarda ficava lendo ou fazendo palavras cruzadas. Isto foi em 1990. Fiquei fã e disse para mim mesmo que um dia iriai trabalhar  naquela empresa. Demorou mas consegui. Estando lá fui mudando de área. Fui para planejamento, depois financeiro, depois toda a parte administrativa e financeira. Em 2004 consegui ir para a editora de livros. Foi um sonho. A mudança mais radical, sem dúvida alguma, foi a internet. Mudou tudo. Surgiu o comércio eletrônico, vieram os livros autopublicados, viabilizou-se o audiolivro, chegaram as redes sociais, possibilitou-se a utilização massiva dos celulares, mudou  a relação entre editores e púbico final. O mundo é outro. Nada, nenhum mercado, nenhum ser humano ficou o mesmo depois da internet.

Posts recentes

18 de fevereiro de 2020 in Blog

Livro: uma questão de oferta

Livro: uma questão de oferta Professor na LabPub, Diego Drumond acredita que a maioria das cidades do Brasil poderia sim ter livrarias, o que ainda não é a nossa realidade.…
Read More
18 de fevereiro de 2020 in Blog

Batendo o ponto e as expectativas

Batendo o ponto e as expectativas Professora no curso GHOSTWRITING & BIOGRAFIA, a escritora Nanete Neves conta a história do livro Batendo ponto, que surpreendeu até os próprios autores, depois…
Read More
18 de fevereiro de 2020 in Blog

Os nove anos da Patuá

Os nove anos da Patuá O aniversário da editora reuniu autores e leitores no bar Patuscada, em São Paulo, que é um dos muitos braços do publisher e poeta Eduardo…
Read More

Nossos cursos

9 de fevereiro de 2020 in Cursos

Fundamentos de Roteiro e Narrativa: Como criar histórias para filmes

Com o objetivo de apresentar esse mundo da direção de cinema e da elaboração de roteiros e da narração de boas histórias, criamos o curso Fundamentos de roteiro e narrativa: como…
Read More
4 de fevereiro de 2020 in Cursos

Ghostwriting & Biografia: Como transformar a história de outro em livro

Personalidades eternizam suas experiências em livro. Com o curso Ghostwriting & Biografia aprenderá a tirar o melhor conteúdo do autor.  Este curso é especialmente voltado para pessoas interessadas em se capacitar como…
Read More
19 de janeiro de 2020 in Cursos

Formação de Editor de Textos: Revisão, preparação e edição de livros originais e traduzidos | Turma 5

O curso tem como objetivo tornar o participante apto a realizar trabalhos de edição de textos, em suas etapas mais importantes: revisão, preparação e edição. O curso oferece aos participantes um…
Read More