As mil caras do online

By 5 de agosto de 2020 Blog

As mil caras do online

Fazer um curso EaD ou uma live vai além de apenas transpor o conteúdo presencial para o online.

A LabPub foi concebida para ser uma escola 100% EaD. Quase todos os dias respondo à pergunta: Quando vocês terão cursos presenciais? A resposta é: NUNCA.

E, desde o início, usamos o formato EaD ao vivo, onde o aluno assiste no momento da transmissão, permitindo uma interação imediata com os professores. Também estruturamos tudo dentro de plataformas profissionais, tanto para transmissão, sistema de aprendizagem e edição. Além dos equipamentos como câmeras, microfones e link dedicado!

Ufa! Tudo caminhava bem no formato que escolhemos. Mas chegou um vírus e, antes mesmo da quarentena, tivemos que repensar tudo! Embora cansativo, nos acordou para tantos outros formatos e possibilidades.

Fincamos um pé na palavra excelência. Ou seja, não importa o formato, tem que ser com tudo de melhor — pessoas e recursos. O outro pé na experiência do aluno. Cada estudante, não importa se faça um único curso ou permaneça por dois anos (como nos casos da Pós e do MBA) tem que ter a melhor experiência. Nós acreditamos nisso e acredito que qualquer pessoa que pense em formatos online precisa ter isso como objetivo.

Já tivemos aula no zoom, triangulado para nossa plataforma profissional, para que os alunos e professora pudessem se ver. Já tivemos professores dando aula a partir de lugares diferentes, com mediação pelo zoom — um em casa e outro no estúdio. E investimos em mini estúdios para os professores que estão fazendo as aulas de casa.

Num primeiro momento vem a comparação com o nosso modelo original. Mas aprendi que não devemos fazer a comparações e sim buscar sempre a excelência, a melhor experiência para o aluno, em qualquer formato.

E o conteúdo?

O que mais vimos nos últimos meses foram lives, eventos online, cursos, happy hours virtuais. Chega a cansar os olhos, né?

Se o formato tem várias possibilidades, o conteúdo também tem e precisa ser pensado para cada coisa. E, primeiro, nunca pode simplesmente ser jogado no online sem nenhuma adaptação. Ao pensar num conteúdo online, os objetivos devem ser também a excelência e experiência!

Um curso online “rende” muito mais em termos de tempo. Um aluno não consegue ficar mais de 20 a 30 minutos concentrado sem interação num curso gravado. No formato ao vivo, o aluno precisa ser estimulado para interagir mais. Num evento, se o aluno sai para almoçar, pode não voltar mais. Tudo isso precisa ser pensado ao adaptar seu conteúdo para o online.

São muitas variáveis que não temos como prever. Mas, sim, prevenir.

Não é novidade o tanto que eu acredito no EaD. Agora teremos um aumento nesses formatos e espero que tenhamos muitas ótimas produções, trazendo a melhor vivência para os participantes!

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More