Ainda mais na crise, pensar é fundamental

By 20 de maio de 2020 Blog

Ainda mais na crise, pensar é fundamental

Mariana Rolier, professora da LabPub e editora na Storytel, fala dos desafios atuais do editor de aquisição, o profissional que tem um olho no momento e outro no futuro.

LabPub – Quais as características de um editor de aquisição? São específicas ou as mesmas do editor de texto?

Mariana Rolier – São bem diferentes. Ainda que seja desejável ter conhecimento ou experiência como editor de texto para avaliar a qualidade da escrita,  o editor de aquisição precisa ter qualidades de um Head Hunter: pensar no agora e no que se desdobra daqui para a frente, pensar estrategicamente no público da editora e em sua evolução, ter estilo e capacidade de criar e organizar um catálogo e trazer obras que conversem entre si. É uma curadoria, e estudar como esta curadoria deve ser construída para uma editora é a principal qualidade do editor de aquisição.

LabPub – Como se chega a ser um editor de aquisição?

Mariana Rolier –Geralmente se começa como editor de texto e, a partir de uma crítica muito pessoal que vai se desenvolvendo ou edições textuais de um tipo específico ou categoria, o editor vai aprimorando seu senso estratégico e sua sensibilidade para novos projetos. Alguns também vêm do jornalismo, com experiência de curadoria de jornais e revistas. Aqui vejo muitas pessoas chegando após longas carreiras. Mas não importa onde se coloca o pé pela primeira vez: o que define um editor de aquisição é a vivência do dia a dia da editora. Cada uma tem uma personalidade diferente. Saber entender o que se faz e o que se pretende fazer como uma escala evolutiva do negócio é a meta mais importante.

LabPub –No momento atual, a aquisição deve ficar em segundo plano ou pode ser um momento de muita oportunidade?

Mariana Rolier –A aquisição não pode parar, é o coração do negócio. Se a editora não tem novos livros ela não gira, ela não é saudável. O que é essencial é tirar o pé do acelerador, pensar em negócios possíveis para o momento, sem ofertas malucas ou aquisições de vaidade. Em um momento como este todos estão em sintonia: autores, agentes, editores. É preciso negociar com os pés no chão e entender seu próprio limite. Há grandes oportunidades, histórias maravilhosas e (acho) uma redefinição de valor do que é um livro, um autor e um editor para o mercado editorial. Vejo uma valorização mais evidente entre leitor e autor. Mas é preciso ajudar a construir este cenário.

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More