Abordagem Centrada na Pessoa no seu dia a dia

By 24 de junho de 2020 Blog

Abordagem Centrada na Pessoa no seu dia a dia

Daqui a cerca de um mês a LabPub realiza ao vivo o 1º Congresso online da ACP. A psicóloga Esther Carrenho explica que se trata de um conhecimento aplicável a qualquer ambiente e por todos nós.

Abordagem Centrada na Pessoa na sua casa, no seu trabalho, de seu chefe para toda a equipe, de você para seus patrões.  Nos dias 24 e 25 de julho haverá uma ótima oportunidade de estar por dentro desse conhecimento e suas abordagens, pelos mais expressivos especialistas no Brasil, pelo 1º Congresso online da ACP.

O evento vai ser realizado completamente pela internet, via LabPub, com palestras, rodas de conversa e lançamento de livros, fazendo com que todos os participantes tenham a possibilidade da interação ao vivo, através de mediadores.

A newsletter da LabPub conversou com a psicóloga e escritora Esther Carrenho sobre ACP, que, segundo ela, “é uma abordagem oriunda da crença (conceito) de que a interação humana que tem como base as atitudes facilitadoras  é mais eficiente na ajuda para que a pessoa encontre seu jeito de ser e desenvolva seu potencial.”

LabPub — A Abordagem Centrada na Pessoa é usada exclusivamente por psicólogos ou é possível aplicá-la para melhorar as relações entre as pessoas, por exemplo, do meio editorial (trabalho essencialmente coletivo e muito comumente composto por pessoas de personalidade marcante – autores, editores, vendedores)?

Esther Carrenho — Os princípios da ACP podem ser praticados/vivenciados em qualquer interação pessoal. Nas relações de ajuda tanto na psicologia como na medicina. Nas empresas, escolas governos e famílias… A ACP valoriza, em primeiro lugar o ENCONTRO pessoa x pessoa, sem rótulos ou qualquer outra barreira. O conhecimento é importante, mas não é prioritário…

LabPub — Esse termo vem do psicólogo Carl Rogers, a partir da década de 40. Como se desenvolveu a ACP? Hoje em dia há uma linha predominante ou tem ramificações, diferentes escolas, digamos?

Esther Carrenho — Natalie Rogers, filha de Rogers talvez tenha sido à primeira profissional que ampliou os princípios já praticados pelo pai, incorporando-os nas artes expressivas para ajudar as pessoas que preferem se expressar pela arte: pintura, escultura, música, dança etc. Temos também Eugene Gendlin que criou a FOCALIZAÇÃO a partir dos princípios da ACP. Mas a linha predominante, e os princípios básicos, estão em todas as suas ampliações, continuidades e ramificações.

Para saber mais do congresso e se inscrever, acesse: https://www.labpub.com.br/1o-congresso-brasileiro-online-da-acp/

Posts recentes

21 de outubro de 2020 in Blog

ESTREIA: ALUNO LABPUB LANÇA NOVA EDITORA EM SP

ESTREIA: ALUNO LABPUB LANÇA NOVA EDITORA EM SP Cristiano Augusto fez o curso de FORMAÇÃO DE PUBLISHER na LabPub e criou a Editora Alquimia, com a meta de publicar autores…
Read More
21 de outubro de 2020 in Blog

PELÉ, 80 ANOS: O REI DO FUTEBOL E O MUNDO DOS LIVROS

PELÉ, 80 ANOS: O REI DO FUTEBOL E O MUNDO DOS LIVROS Aniversariante da semana, o maior jogador de futebol de todos os tempos é sempre destaque na livraria Realejo,…
Read More
21 de outubro de 2020 in Blog

VÍDEO: PSICÓLOGA MARIA LUIZA ROCHA FALA DO CURSO CAPACITAÇÃO EM TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL – ACP

VÍDEO: PSICÓLOGA MARIA LUIZA ROCHA FALA DO CURSO CAPACITAÇÃO EM TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL – ACP Ela está animadíssima. Aliás, assim como todo o grupo de especialistas que prepara…
Read More

Nossos cursos

20 de outubro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão Financeira de Editoras

Em geral os profissionais que não são da área financeira têm fobia de qualquer assunto que esteja relacionado a finanças e contabilidade. Não conseguem ouvir termos como capital de giro,…
Read More
18 de outubro de 2020 in Cursos, Todos

Direitos autorais e administração de contratos

O curso Direitos autorais e administração de contratos é voltado ao mercado editorial e está estruturado sobre dois pilares principais: disposições legais e práticas editoriais. Sejam editores, preparadores, designers, gestores ou proprietários…
Read More
5 de outubro de 2020 in Cursos, Todos

Teoria Queer: a construção dos gêneros

Gêneros são biologicamente determinados ou se tratam de construções sociais? A divisão sexual do trabalho é imutável? Campo de estudos em franca expansão, e com características transdiciplinares, a Teoria Queer…
Read More