Abordagem Centrada na Pessoa no seu dia a dia

By 24 de junho de 2020 Blog

Abordagem Centrada na Pessoa no seu dia a dia

Daqui a cerca de um mês a LabPub realiza ao vivo o 1º Congresso online da ACP. A psicóloga Esther Carrenho explica que se trata de um conhecimento aplicável a qualquer ambiente e por todos nós.

Abordagem Centrada na Pessoa na sua casa, no seu trabalho, de seu chefe para toda a equipe, de você para seus patrões.  Nos dias 24 e 25 de julho haverá uma ótima oportunidade de estar por dentro desse conhecimento e suas abordagens, pelos mais expressivos especialistas no Brasil, pelo 1º Congresso online da ACP.

O evento vai ser realizado completamente pela internet, via LabPub, com palestras, rodas de conversa e lançamento de livros, fazendo com que todos os participantes tenham a possibilidade da interação ao vivo, através de mediadores.

A newsletter da LabPub conversou com a psicóloga e escritora Esther Carrenho sobre ACP, que, segundo ela, “é uma abordagem oriunda da crença (conceito) de que a interação humana que tem como base as atitudes facilitadoras  é mais eficiente na ajuda para que a pessoa encontre seu jeito de ser e desenvolva seu potencial.”

LabPub — A Abordagem Centrada na Pessoa é usada exclusivamente por psicólogos ou é possível aplicá-la para melhorar as relações entre as pessoas, por exemplo, do meio editorial (trabalho essencialmente coletivo e muito comumente composto por pessoas de personalidade marcante – autores, editores, vendedores)?

Esther Carrenho — Os princípios da ACP podem ser praticados/vivenciados em qualquer interação pessoal. Nas relações de ajuda tanto na psicologia como na medicina. Nas empresas, escolas governos e famílias… A ACP valoriza, em primeiro lugar o ENCONTRO pessoa x pessoa, sem rótulos ou qualquer outra barreira. O conhecimento é importante, mas não é prioritário…

LabPub — Esse termo vem do psicólogo Carl Rogers, a partir da década de 40. Como se desenvolveu a ACP? Hoje em dia há uma linha predominante ou tem ramificações, diferentes escolas, digamos?

Esther Carrenho — Natalie Rogers, filha de Rogers talvez tenha sido à primeira profissional que ampliou os princípios já praticados pelo pai, incorporando-os nas artes expressivas para ajudar as pessoas que preferem se expressar pela arte: pintura, escultura, música, dança etc. Temos também Eugene Gendlin que criou a FOCALIZAÇÃO a partir dos princípios da ACP. Mas a linha predominante, e os princípios básicos, estão em todas as suas ampliações, continuidades e ramificações.

Para saber mais do congresso e se inscrever, acesse: https://www.labpub.com.br/1o-congresso-brasileiro-online-da-acp/

Posts recentes

8 de julho de 2020 in Blog

Cabral, Coralina, Drummond e você

Cabral, Coralina, Drummond e você Entre agosto e setembro, a LabPub oferece a OFICINA DE POESIA, para quem deseja destravar a escrita, ampliar os caminhos na produção de poemas e…
Read More
8 de julho de 2020 in Blog

MBA E PÓS para aprimoramento e encontros

MBA E PÓS para aprimoramento e encontros Tome essa palavra por seus múltiplos sentidos nesse caso: são encontros com professores e professoras, com alunas e alunos de todo o país,…
Read More
8 de julho de 2020 in Blog

Ubu firma parceria com a LabPub

Ubu firma parceria com a LabPub A editora de clássicos da literatura e do pensamento contemporâneo oferece descontos para alunos dos cursos LabPub. Comunicação para a Ubu significa aproximação. Nessa…
Read More

Nossos cursos

6 de julho de 2020 in Cursos

Produção Gráfica para Livros – T2

Mesmo com as novas possibilidades de formatos digitais para diversificar a publicação de conteúdo editorial, a publicação de livros impressos continua tão forte como nunca. Quer seja para entretenimento, estudos…
Read More
23 de junho de 2020 in Cursos

OFICINA DE POESIA: conceitos fundamentais e caminhos para sua escrita

A cada década que passa surge, aqui e ali, alguém para dizer que não há mais poesia possível nesse mundo, que poeta é coisa de antigamente, que poesia não vende……
Read More
15 de junho de 2020 in Cursos

Curso Formação de Tradutor de Livros | Turma 5

O curso foi criado com o propósito de auxiliar os profissionais editoriais a se tornarem hábeis na tarefa de traduzir livros de ficção e não ficção – principalmente os mais…
Read More