A variedade e a amplitude do meio editorial brasileiro

By 15 de abril de 2020 Blog

A variedade e a amplitude do meio editorial brasileiro

Como fazer para sua editora sobreviver a este período crítico? Como falar de poesia num tempo desses? Como gostar de terror como gênero, com tanto medo lá fora? A gente não tem certeza, mas vai falar disso e muito mais na LabFest, dias 24 e 25, totalmente via internet.

Oi, como estão as coisas? Esperamos que bem, com você e seus familiares. Sabe, nesse período de tanta incerteza a LabPub tenta, no que pode alcançar, seguir apresentando soluções, lançando luzes para que você vislumbre, para agora mesmo ou para o futuro próximo, os melhores caminhos na vida, seja para questões de negócios do mundo do livro, seja para sua vivência como leitora e leitor, autor e autora.  Soluções para você significam soluções para nós, claro. Aí que surgiu a LabFest do Livro: dois dias inteiros com palestras diversas para isto: iluminar.

Quem dá o pontapé inicial desse festival do livro totalmente feito via internet, com palestrantes e público seguros nesse momento de pandemia em suas casas, é André Castro, falando do que é necessário em qualquer momento, mas sobretudo em crises: pés no chão! Sócio da LabPub, consultor financeiro para diversas editoras,  André Castro vai focar justamente nesse período turbulento, apresentando um “kit de sobrevivência” para editoras. Na mesma toada, os palestrantes seguintes da sexta-feira, 24 de abril vão falar de novos canais de venda e distribuição de livros.

Para Talita Camargo, da Livraria do Comendador, em São Paulo, a LabFest do Livro “é uma iniciativa de trazer o público para uma imersão no mercado do livro. Debates acerca de temas de interesse geral, com profissionais gabaritados e abertos à discussão, trazem para o Festival um caráter de seriedade, mas sobretudo de integração entre os participantes e o público. Do ponto de vista da minha fala, acho que o debate com a Monica Carvalho (Livraria da Tarde) e o Orlando Prado (Quincas Consultoria) vai trazer a visão da cadeia de distribuição junto ao pequeno livreiro e, especialmente, discutiremos alternativas de sobrevivência para a comercialização do livro no Brasil“.

Os meios digitais, mais do que nunca, voltam à pauta como plataformas de viabilidade além do papel para os conteúdos chegarem a mais e mais leitores. Sobre esse assunto um dos palestrantes é André Palme, que já atuou com ebooks e agora comanda a operação da sueca Storytel no Brasil.

Iniciativas como o LabFest são super importantes neste momento. Pensar o mercado, repensar modelos, ajudar uns aos outros… e, mais do que tudo, estarmos juntos para nos fortalecermos! É hora de pensar no todo, no quanto ao nos ajudarmos uns aos outros nos tornaremos melhores e mais resilientes“, declara Palme.

Diria o Luis Fernando Verissimo: poesia numa hora dessas? Sim, senhor!; Sim, senhora! Na sexta e no sábado. Dia 24, Nanete Neves vai dar uma aula sobre haicai – poemas de três versos que têm origem no Japão mas, há quase 100 anos, são também um jeito muito brasileiro de expressão poética. No sábado, é a vez do ganhador do Prêmio Jabuti de 2018, o poeta Mailson Furtado, numa conversa sobre as possibilidades desse gênero tão variado quanto fundamental para a literatura, há cerca de 5 mil anos!

“Falar de poesia nesses dias é um abraçar a vida. Esse período, que nos trouxe tantos (des)entendimentos sobre tantas coisas, dúvidas e mais dúvidas. O debater literatura, arte, palavra é um buscar e acolher significados para essa realidade que não sabíamos. Feliz de estar no LabFest do Livro, essa super iniciativa a reunir tantas vozes importantes de nosso fazer literário para compartilhar encontros. Viva a arte! Viva os livros! A poesia!”, comenta Mailson.

A programação é muito maior! E conta com a presença de editoras, livrarias e empresas do mercado editorial a este feliz esforço da LabPub, justo num período de cancelamentos de eventos muito importantes para o meio editorial em todo o mundo. A LabFest pode ser acessada mediante inscrição prévia no valor de R$ 39,90 – valor único para se poder assistir a todas as palestras. Esse valor cobrirá os custos com a infraestrutura para a transmissão. Ao pagar, o participante receberá um código de acesso para participar de todo o festival, onde poderá participar ativamente de cada evento, através de perguntas. E, o melhor, tudo ficará gravado e poderá ser acessado depois.

Confira neste link a programação da LabFest do Livro 2020:

LabFest do Livro

 

Posts recentes

3 de junho de 2020 in Blog

Entre dias de folia e de revolução

Entre dias de folia e de revolução Eduardo Lacerda, fundador da Editora Patuá, é poeta além de editor. Mas passou a se dedicar muito mais à poesia dos outros do…
Read More
3 de junho de 2020 in Blog

Garantia de entrada no mercado?

Garantia de entrada no mercado? Os cursos à disposição são os mesmos, mas você define suas prioridades, tanto no MBA BOOK PUBLISHING quanto na PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO EDITORIAL.                                                                                   por…
Read More
3 de junho de 2020 in Blog

Editor de Aquisição & Revisão de Textos

Editor de Aquisição & Revisão de Textos Mês especial para o aprimoramento de profissionais na LabPub, com esses dois cursos de especialidades fundamentais para as editoras. REVISÃO E PREPARAÇÃO DE…
Read More

Nossos cursos

3 de junho de 2020 in Cursos

Design Thinking para o Mercado Editorial

Design Thinking é uma técnica que permite identificar necessidades, e criar soluções utilizando as ferramentas e os modos de pensar dos designers. Se fundamenta na capacidade humana natural (e treinável)…
Read More
15 de maio de 2020 in Cursos

Formação de Editor de HQ: o trabalho de publicação e venda de histórias em quadrinhos

O mercado de Histórias em Quadrinhos é um nicho com características únicas e para ser um editor de sucesso o profissional precisa desenvolver habilidades específicas. Os profissionais de uma editora…
Read More
7 de maio de 2020 in Cursos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor – Turma 3

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More