A Editora que Brotou do MBA

By 15 de janeiro de 2020 Blog

A Editora que Brotou do MBA

Redação LabPub

Em 28 de fevereiro do ano passado, a então aluna do MBA Book Publishing Aline Martins deu uma entrevista para o blog da LabPub, dizendo que teria logo logo uma novidade boa de contar: criaria sua editora, a Aruanda, especializada em livros sobre Umbanda. Menos de um ano depois, já temos a Aruanda em pleno funcionamento, com nove títulos no catálogo! Aqui, ela divide conosco um pouco dessa vivência.

1) Quando a editora começou a operar pra valer? Como foi essa fase de aspectos legais e fiscais pra iniciar tudo?

A editora começou a operar em dezembro de 2018, mas todas as questões jurídicas, legais e contábeis só foram efetivamente resolvidas no começo de 2019. Essa parte foi bem complicada, pois existem muitas exigências a cumprir e, nesse ponto, agradeço ao meu contador, Matheus Fausto, que foi super solícito e me ajudou em tudo que precisei, gastando muita sola de sapato [rs]. Como preferi, já em um primeiro momento, alterar o MEI que eu já tinha – a prestadora de serviços de design editorial Sem Serifa – para uma Eireli, mas mantendo toda a operação virtual, havia muita documentação a ser resolvida e taxas a serem recolhidas, mas no fim deu tudo certo.

2) Quais os planos iniciais se confirmaram e o que teve de mudar de rumo?

Meu plano inicial era vender apenas pelo e-commerce da editora, mas isso acabou se mostrando inviável para o meu modelo de negócios, o que acabou me levando a uma empresa que cuidasse do setor comercial da editora, a Ivo Camargo. Agora, devagarzinho, estamos disponibilizando os livros da editora para diversas livrarias no Sudeste e no Sul do país. Outro problema foi que eu pretendia sempre disponibilizar os títulos em versão impressa, digital e áudio juntos. Isso ainda não foi possível por diversas questões técnicas, mas estamos nos programando para esse lançamento conjunto no mês que vem.

3) Como vem sendo a venda dos livros? Diretamente com o leitor ou via livrarias (físicas e virtuais)? Qual você sente que é o caminho mais aberto no caso de sua editora?

A maior parte de nossas vendas é via livraria virtual própria, mas também vendemos em outras livrarias virtuais e físicas. Mês passado, fizemos nossa primeira participação em um evento umbandista, vendendo diretamente aos consumidores. Foi excelente, mas foi um evento específico direcionado ao nosso público, o que nem sempre acontece. Todavia, pretendemos fazer alguns testes em outras feiras em breve.

4) Pode citar alguma vivência sua, além da própria criação da editora, em que algo do MBA na LabPub tenha atuado mais destacadamente, no dia a dia das decisões na empresa?

Em todos os momentos, desde a criação do projeto editorial, semente da editora (quando em nem imaginava abri-la), o MBA foi fundamental. Diversas aulas influíram e complementaram bastante em minha formação como uma editora multitarefas. Antes do MBA, mesmo formada em Produção Editorial, todo o meu foco profissional estava voltado para o design editorial. Hoje, também possuo completo domínio e confiança em outras áreas, como o texto, o marketing, o comercial e as finanças.

5) Finalizando, pode adiantar sobre algum lançamento?

Agora, estamos com a pré-venda de um livro poesias e fotos dedicadas à orixá Iansã. É um livro lindo e bastante inovador. Nesse mês, em parceria com a Tocalivros e a Bookwire, faremos um lançamento conjunto impresso + digital + áudio de uma ficção maravilhosa, muito bem escrita e cuja temática desperta grande curiosidade. Chama-se Exu te ama.

Posts recentes

15 de janeiro de 2020 in Blog

A Editora que Brotou do MBA

A Editora que Brotou do MBA Redação LabPub Em 28 de fevereiro do ano passado, a então aluna do MBA Book Publishing Aline Martins deu uma entrevista para o blog…
Read More
9 de janeiro de 2020 in Blog

Orwell morreu há 70 anos

Orwell morreu há 70 anos Sintia Mattar Foi no dia 21 de janeiro de 1950 que uma tuberculose levou cedo um dos escritores mais importantes do século XX, Eric Arthur…
Read More
19 de dezembro de 2019 in Blog

Hora Feliz das Horas Felizes

Hora Feliz das Horas Felizes Por Redação Happy hour... nome científico do encontro de humanos que trabalham juntos e desejam continuar juntos depois do trabalho. No fim do ano é o…
Read More

Nossos cursos

19 de janeiro de 2020 in Cursos

Formação de Editor de Textos: Revisão, preparação e edição de livros originais e traduzidos | Turma 5

O curso tem como objetivo tornar o participante apto a realizar trabalhos de edição de textos, em suas etapas mais importantes: revisão, preparação e edição. O curso oferece aos participantes um…
Read More
16 de janeiro de 2020 in Cursos

Curso Formação de Editor Digital: como criar eBooks e Audiolivros

A maior parte dos profissionais envolvidos no processo de produção editorial se especializou em criar livros físicos. Esta inclinação se deu de forma natural, pois os livros eram vendidos exclusivamente…
Read More
6 de janeiro de 2020 in Cursos

Real Job – Revisor de texto | Turma 4

O curso tem como objetivo iniciar os alunos no mercado de serviços editoriais por meio de trabalhos reais. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de funcionários, preferem utilizar…
Read More